Telefone: (35) 3221-7675 / (35) 99941-7003 / (35)99966-7003 (whatsapp)

Notícias

Fique por dentro das últimas notícias sobre Quiropraxia

Quiropraxia Instrumental: como funciona?

T.I.Q. Terapia Instrumental Quiropráxica

Técnica Manipulativa com abordagem de avaliação precisa e tratamento confortável, onde o ajuste é realizado através de um instrumento de baixo impacto sem stress para o paciente, com resultados rápidos e seguros, utilizado em todo o mundo. Segundo o Fisioterapeuta Dr. Márcio Luiz Tozi, um dos ministrantes da Quiropraxia Instrumental (TIQ®) no Brasil e Sócio-Diretor do Instituto LIVTA -SP, esta técnica teve origem pela escola americana de Logan e consiste no equilíbrio do corpo através de uma leve vibração ou micro thrust no sentido da correção da disfunção. A técnica visa eliminar bloqueios estruturais, alterações posturais, dores agudas e crônicas, com a ajuda de um pequeno instrumento mecânico que produz uma vibração simples, suave e eficaz sem stress para o paciente. Permite ajustes específicos, promovendo a ativação dos micromovimentos, desbloqueando as articulações através de pequenos impactos em pontos específicos. É baseada num protocolo de avaliação estruturado e a escolha é obtida por uma série de testes que determinam a localização e o sentido do bloqueio. A vibração envia uma informação ao corpo, o qual aceita e desencadeia seu processo de auto-cura, restabelecendo uma amplitude normal não dolorosa nas articulações e relaxando os músculos.

Durante o tratamento, o paciente estará confortavelmente em decúbito ventral na primeira fase e de pé na segunda fase e o fisioterapêuta enviará através do TIQ® uma manipulação precisa, unidirecional sobre um determinado número de articulações. Verificou-se nos USA e na Europa, resultados rápidos e seguros desde a primeira sessão, com publicação em novembro/dezembro de 2003 na revista The American Academy of Orthopaedic Surgeons, Perspectivas em Ortopedia Moderna com o Título Manipulação Espinhal para Lombalgia.

   

Fisioterapeuta, saiba mais sobre este excelente recurso e saiba como se especializar clicando aqui

 

Treinamento da Técnica de Flexão-distração

A técnica de flexão-distração (Cox Technic) foi desenvolvida pelo Quiropraxista James Cox (D.C.) no início dos anos 70, agregando princípios quiropráxicos e osteopáticos no mesmo equipamento.

A Técnica ajuda nos tratamentos de diversas afecções de coluna, principlamente nas hérnias de disco, ciatalgias, lombalgias, síndromes facetárias, entre outras.

Em poucos anos, a Técnica de Cox se difundiu pelo mundo e vem se tornando um dos procedimentos mais respeitados e reconhecidos por profissionais da área.

Em poucos anos, a técnica de Cox se difundiu pelo mundo e vem se tornando um dos procedimentos mais respeitados e reconhecidos por profissionais da área.

 Efeitos da técnica de flexão-distração (descompressão):

  • ·         Aumento do espaço posterior do disco (em altura)  
  • ·         Diminuição a protrusão do disco e redução da estenose  
  • ·         Alongamento do ligamento amarelo para reduzir a estenose  
  • ·         Abertura do canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm  
  • ·         Aumento do transporte de metabólitos para o disco  
  • ·         Abertura das articulações apofisárias  
  • ·         Diminuição da pressão intra-discal para menos de 100mmHg

O CTCVertebral, um dos serviços pioneiros no Brasil a utilizar a Técnica de Cox (desde 2008) desenvolve treinamentos desta técnica utilizando dois equipamentos diferentes: um modelo nacional produzido pela Techmec (Araras-SP) e um modelo americano, Hill Air Flex (Hill Laboratories).

Nosso treinamento é realizado no próprio CTCVertebral, individualmente ou em pequenos grupos, sem agendamento pre-determinado, respeitando a disponibilidade das partes.

Conteúdo Programático:

 - História da técnica de Flexo-distração

- Comparativo da técnica manual e motorizada

- Benefícios da Distração Flexão Motorizada

- Ferramenta e metodologia de diagnóstico

- A preparação do Paciente para a técnica

- Palpação em movimento

- Procedimentos para o Tratamento de Flexão-distração

- Os alongamentos básicos

- Os alongamentos avançados

- A Terapia autônoma

- Ajustes em movimento

- Ajuste em posição lateral

- Tratamento de Hérnia de Disco

- Tratamento de Escoliose

- Dicas para maior aproveitamento das caracteristicas das macas motorizadas

 

  

Contatos:

Varginha-MG

Rua Alberto Cabre 326, Vila Pinto - 37.010-630

(35) 3221-7675 / 99941-7003 / 99966-7003

helder@ctcvertebral.com.br
contato@ctcvertebral.com.br

Sobre

Quiropraxia

Meu nome é Helder Nani Ricardo, sou Fisioterapeuta e  ministrante do Curso de Formação em Fisioterapia Quiropráxica recomendado e certificado pela Anafiq /Coffito.

Fisioterapia Quiropráxica

É uma especialidade própria da Fisioterapia, que emprega recursos quiropráxicos na avaliação, no diagnóstico cinético funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema músculoesquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral.